Pesquisa global conduzida pela Fortinet revelou preocupantes lacunas na conscientização e treinamento em segurança cibernética entre as empresas.
O estudo, que entrevistou 1.855 profissionais responsáveis por tomadas de decisões em TI e cibersegurança em todo o mundo, mostrou que muitos funcionários ainda carecem de conhecimento adequado para lidar com as ameaças digitais.
Os principais resultados foram:
81% das organizações pesquisadas enfrentaram ataques de malware, phishing, e senha no ano passado, muitos deles direcionados diretamente aos usuários.
56% dos líderes acreditam que seus funcionários têm conhecimento insuficiente no que diz respeito à conscientização sobre cibersegurança.
93% dos conselhos de administração estão questionando as defesas cibernéticas de suas organizações.
O papel fundamental dos funcionários na cibersegurança
Quase todas as organizações pesquisadas enfrentaram pelo menos uma violação de segurança nos últimos 12 meses, e em quase um terço delas ocorreram cinco ou mais violações.
Os ataques cibernéticos direcionados aos usuários, como phishing e exploração de senhas fracas, foram comuns em 2022.
Com custos de violação superando US$1 milhão, capacitar os funcionários para identificar, prevenir e relatar ameaças cibernéticas é fundamental.
Falta consciência sobre cibersegurança
Mais da metade dos líderes reconhece que falta conhecimento e treinamentos apropriados dos usuários, fatores considerados cruciais para construir uma cultura de cibersegurança eficaz.
Para eles, a proteção de dados e sistemas confidenciais durante o trabalho remoto é o aspecto mais importante da conscientização sobre cibersegurança para os funcionários, seguido de perto pela proteção de dados confidenciais.
A cibersegurança é uma prioridade crescente
Os conselhos de administração das empresas se mostraram comprometidos com suas responsabilidades de gerenciar riscos corporativos e proteger a reputação da empresa, além de estarem conscientes do aumento de ataques e violações.
Dado que muitos ataques são direcionados aos usuários, 93% dos líderes acreditam que um aumento na conscientização sobre cibersegurança dos funcionários ajudaria a reduzir a incidência de ataques cibernéticos.
De acordo com os resultados da pesquisa, a Enygma Tecnologia oferece serviços de treinamento e conscientização em segurança cibernética, com o objetivo de capacitar os funcionários e fortalecer a defesa de sua empresa.
Nossos programas de treinamento têm como objetivo capacitar os colaboradores com conhecimentos e habilidades práticas abrangendo temas cruciais, como detecção de ataques de phishing, práticas de segurança, proteção de senhas e o uso seguro de dispositivos móveis e redes Wi-Fi públicas.