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Quando o assunto é fraudes online, um pouco de atenção e conhecimento podem evitar muita dor de cabeça. Aqui vamos mostrar os tipos de fraude mais comuns e como reconhecê-los para não ser mais uma vítima:

Fraude em serviço de mensagens

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Hoje em dia, os serviços de mensagens e bate-papo são um dos principais meios utilizados pelos golpistas para realizar seus ataques.
Eles se utilizam do fato de parecerem mais confiáveis por já terem seu contato e usam disso para conseguir informações pessoais e/ou financeiras suas, passando-se por conhecidos ou empresas sérias, como bancos ou prestadores de serviço.

Use sempre de desconfiança

Cheque se a mensagem é verdadeira com a pessoa ou instituição por outro meio de comunicação, como outro número de telefone, e-mail ou aplicativo. Principalmente se for pedido algum dado pessoal, pagamento ou transferência de dinheiro.

Tenha atenção à forma da mensagem, se é escrita em tom condizente com a empresa (profissional) ou da pessoa conhecida e a erros gramaticais ou de conjugação.

Na dúvida, não responda. Caso a mensagem seja verdadeira, provavelmente eles também entrarão em contato por outros meios.

Fraude pelo computador

Todos que utilizam o computador já devem ter se deparado com este tipo de tentativa, em que os golpistas se passam por empresas ou órgãos sérios e tentam extrair informações pessoais através de e-mails, websites ou apps falsos.

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Perguntas para ter em mente caso você se depare em alguma situação com essas características:

Essas informações que estão sendo pedidas são mesmo necessárias?

O link que eu tenho que clicar é legítimo?

A página que fui direcionado é verdadeira?

O endereço está correto?

Há o cadeado de segurança na barra de endereço?

Será que o que estão me oferecendo não é bom demais para ser verdade?

Fraude pelo telefone

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Apesar de terem perdido um pouco de espaço para os golpes por serviço de mensagens, as fraudes por telefone ainda são comuns e podem ser de várias formas, das mais amigáveis às mais ameaçadoras.

Formas de se proteger:

Desligar, simplesmente. Seguir instruções como responder perguntas ou escolher opções em menu, pode ser a chave para os golpistas terem certeza que alcançaram uma potencial vítima.

Bloquear ligações indesejadas. Ao perceber não ser uma ligação desejada, pode-se bloqueá-la (a maioria dos celulares têm esse recurso) ou sinalizá-las como um contato indesejado para não atender quando houver nova ligação.

Não acreditar no número que aparece na tela, pois os golpistas se utilizam de meios mais avançados para ludibriar suas vítimas, como clonagem de linhas telefônicas e números ocultos.

Fraudes pela Internet

Ao navegar pela internet, também é possível deparar-se com tentativas de golpes, como lojas com produtos falsificados, roubo de dados de pagamento e instalação secreta de vírus e programas para roubo de informações pessoais e de pagamento ou extorsão.

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Para evitar golpes na internet:

Mantenha sempre o sistema de seu computador, navegador e aplicativos atualizados e utiliza programas antivírus. Conforme novos tipos de ataques vão surgindo, os programas vão sendo atualizados para sua proteção.

Faça compras apenas de fontes confiáveis. Pesquise sobre a loja, veja se há um grande número de comentários de outros compradores na internet e qual sua reputação.

Converse e mantenha todos da casa informados dos riscos, inclusive as crianças. Assim elas crescerão conscientes e preparadas para se protegerem.

Fraudes por e-mail

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Ataques phishing se passam por e-mails confiáveis e fazem as vítimas mais suscetíveis a baixar a guarda e clicar em links não confiáveis ou até mesmo ceder informações importantes aos criminosos.

Dicas para se prevenir de golpes por e-mail:

Se você não fez diretamente nenhuma solicitação ou não é cliente daquela empresa, não abra nenhum link ou responda pesquisas.

Verifique o endereço de quem está enviando o e-mail. Caso pareça estranho para aquela empresa ou se utilize de letras parecidas ou trocadas para parecer autêntico ou números no lugar de letras, ligue o alerta.

Evite responder mensagens não personalizadas.

Antes de clicar, verifique o link do e-mail. Normalmente ao passar o cursor do mouse é mostrado o endereço do link no canto inferior direito da tela. Caso não seja possível conferir ou não pareça confiável, não abra.

Fonte: McAfee

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