Hoje em dia, ninguém está a salvo de cair em golpes online. Por mais conhecimento que acreditamos ter, todos somos passíveis de nos tornarmos vítimas de golpistas na internet.
Porém, ao ficarmos atentos aos 5 sinais abaixo, aumentamos muito nossa chance de detectar as tentativas de golpe e nos defender antes que seja tarde demais:
Promessas irreais ou ameaças:
Normalmente os golpistas se utilizam de ganância ou medo. Quando são feitas ofertas de recebimento de grandes valores de forma muito fácil ou gratuita, contam com a ganância da vítima. Já o medo é explorado através da intimidação, como ameaças à pessoa ou familiares.
Contagem regressiva:
Aqui os criminosos se aproveitam do senso de urgência para bloquear o senso crítico das vítimas. Deve-se agir imediatamente para o recebimento do ‘prêmio’ ou para que as ameaças se resolvam.
Design Amador:
A baixa qualidade gráfica e de escrita são grandes alertas de que possa ser um golpe. Apelo visual amador e erros de ortografia são indicativos de que a mensagem não seja verdadeira. Também é importante perceber os detalhes: letras trocadas intencionalmente, números utilizados como letras e letras parecidas entre si servem para burlar os filtros de segurança e fazer acreditar que um site falso seja verdadeiro.
Pequena taxa:
Agora que a vítima já foi ‘pescada’, é sempre necessário o pagamento de uma pequena taxa, cadastro no banco de dados ou adiantamento. Esse pagamento é sempre um valor irrisório em relação ao montante que será recebido e, sem ele, não é possível o recebimento do ‘prêmio’. Obviamente esse valor nunca será recuperado e pode inclusive ser apenas o início do golpe, principalmente se os golpistas conseguirem acesso aos dados e meios de pagamento da vítima.
Atentar-se a esses 5 passos já ajuda muito a não ser vítima de golpes pela internet. Porém, os golpistas estão sempre se aprimorando e inventando novas maneiras de conseguir a confiança das pessoas para enganar e transformá-las em vítimas.
Portanto, é importante estar alerta para propostas de ganhos irreais e ameaças online e sempre prestar atenção nos detalhes para não se tornar a próxima vítima.