BLOG

Home > Blog > Destaques > Tendências 2022: Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA)
Destaques

Tendências 2022: Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA)

Por

 

De acordo com a consultoria Gartner, uma das principais tendências tecnológicas que devem mudar a forma de atuação em cibersegurança a partir de 2022 é a Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA).

O que é a Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA)?

Cybersecurity Mesh Architecture é o nome dado a uma nova forma de aumentar o controle de segurança online, de forma integrada e escalável.

Porém sua flexibilidade é o que mais se destaca pois se adequa aos conceitos mais modernos, como as arquiteturas híbridas multinuvem.

As arquiteturas atuais de identidade e segurança não são mais suficientes para atender a demanda atual.

 

 

Assim está surgindo a Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA), com o intuito e a capacidade de fornecer uma nova estrutura de segurança integrada, que protege todos os ativos de uma organização, estejam eles em data centers ou na nuvem.

Vantagens da Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA):

A Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA) trabalha em 4 camadas fundamentais para permitir que diferentes controles de segurança trabalhem em conjunto, facilitando a configuração e o gerenciamento do sistema:

 

 

Dados estatísticos de segurança e inteligência:

 

Combina dados próprios com os recebidos de outras ferramentas de segurança para efetuar análises de ameaças além de agir imediatamente nas respostas.

 

 

Gerenciamento de identidade descentralizado:

 

Soluções de identidade e acesso, como análise de veracidade de identidade, gerenciamento de identidade descentralizado e controle de acesso a diretórios, inclusive de forma adaptativa.

 

 

Gerenciamento centralizado de políticas:

 

Permite que uma política base de acesso seja inserida e entendida por diversas ferramentas de segurança de forma centralizada ou, em um modo mais avançado, que as autorizações e regras de acesso sejam efetivadas de modo dinâmico e em tempo real.

 

 

Painéis de controle centralizados:

 

Oferece visão de todo ecossistema de segurança, permitindo respostas mais rápidas e efetivas em caso de incidentes.

 

Deste modo, ao permitir a integração de diferentes ferramentas de proteção, como inteligência, análise de dados, automação e controle centralizado, a Cybersecurity Mesh Architecture (CSMA) propicia segurança em conexões mesmo para os mais complexos e modernos ambientes de TI, mesmo para os que se utilizam de arquiteturas híbridas, multinuvem, multicanais e os mais diversos tipos de sistemas e aplicativos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados