A prefeitura do Rio de Janeiro foi alvo de recente ataque hacker em seus sistemas e diversos serviços considerados essenciais estão fora do ar e ainda sem prazo para o restabelecimento.
Entre os departamentos afetados estão Assistência Social (cadastros), Saúde (pedidos de exames e consultas e captura de dados de Covid), Fazenda (Emissão de Notas Fiscais e pagamentos de impostos) e até mesmo o serviço de Táxis Municipais.
Além dos serviços, todos os dados cadastrais dos munícipes também correm o risco de serem vazados, situação ainda mais grave após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção aos Dados – LGPD.
Em pesquisa recente, verificou-se o tempo médio de recuperação completa operacional em organizações que sofreram ataques de ramsonware nos Estados Unidos foi de cerca de 20 dias.
Para encurtar esse prazo e minimizar o prejuízo, é importante seguir alguns passos:
Estabelecer uma estratégia:
Analisar quais sistemas são mais críticos, determinar um objetivo de prazo para a recuperação para cada um deles e planejar como isso será feito.
Backup e Redundância:
Definir de que forma e com qual frequência serão feitos os backups e quais equipamentos necessitam de investimento em sobressalência ou serem duplicados em nuvem.
Plano de ação:
Detalhar os procedimentos que devem ser adotados, item a item, para que os sistemas voltem ao ar em ambiente paralelo.
Restabelecer a operação:
Uma vez resolvida a emergência, planejar a transição de volta ao ambiente principal, com especial atenção às sincronizações necessárias.
Ter um Plano Disaster Recovery:
Tomar a ação antes de ser surpreendido por um ataque é de sua importância para mitigar prejuízos e reduzir o período de inatividade dos negócios.
E sua organização, está preparada para agir em caso de incidentes?
Fale com a Enygma Tecnologia e nossos especialistas em cibersegurança irão fazer uma análise profissional e desenvolver um Plano de Disaster Recovery de acordo com as suas necessidades.
Deixe um comentário