BLOG

Home > Blog > Destaques > Prefeitura do Rio de Janeiro é hackeada e não há prazo para voltar!
Destaques

Prefeitura do Rio de Janeiro é hackeada e não há prazo para voltar!

Por

A prefeitura do Rio de Janeiro foi alvo de recente ataque hacker em seus sistemas e diversos serviços considerados essenciais estão fora do ar e ainda sem prazo para o restabelecimento.

Entre os departamentos afetados estão Assistência Social (cadastros), Saúde (pedidos de exames e consultas e captura de dados de Covid), Fazenda (Emissão de Notas Fiscais e pagamentos de impostos) e até mesmo o serviço de Táxis Municipais.

Além dos serviços, todos os dados cadastrais dos munícipes também correm o risco de serem vazados, situação ainda mais grave após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção aos Dados – LGPD.

 

Em pesquisa recente, verificou-se o tempo médio de recuperação completa operacional em organizações que sofreram ataques de ramsonware nos Estados Unidos foi de cerca de 20 dias.

 

Para encurtar esse prazo e minimizar o prejuízo, é importante seguir alguns passos:

Estabelecer uma estratégia:

Analisar quais sistemas são mais críticos, determinar um objetivo de prazo para a recuperação para cada um deles e planejar como isso será feito.

 

 

Backup e Redundância:

Definir de que forma e com qual frequência serão feitos os backups e quais equipamentos necessitam de investimento em sobressalência ou serem duplicados em nuvem.

 

 

Plano de ação:

Detalhar os procedimentos que devem ser adotados, item a item, para que os sistemas voltem ao ar em ambiente paralelo.

 

 

Restabelecer a operação:

Uma vez resolvida a emergência, planejar a transição de volta ao ambiente principal, com especial atenção às sincronizações necessárias.

 

 

Ter um Plano Disaster Recovery:

Tomar a ação antes de ser surpreendido por um ataque é de sua importância para mitigar prejuízos e reduzir o período de inatividade dos negócios.

 

 

E sua organização, está preparada para agir em caso de incidentes?

 

Fale com a Enygma Tecnologia e nossos especialistas em cibersegurança irão fazer uma análise profissional e desenvolver um Plano de Disaster Recovery de acordo com as suas necessidades.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados