BLOG

Home > Blog > Destaques > O que podemos aprender com o ataque à prefeitura do RJ
Destaques

O que podemos aprender com o ataque à prefeitura do RJ

Por

 

Quase um mês após ter seu datacenter atacado por hackers, a prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu restabelecer apenas 121 (15%) dos 800 sistemas digitais que possuía.

Além de todos os transtornos causados à população, o governo municipal ainda sofrerá alto impacto financeiro, pois será necessária a troca de até 20.000 computadores devido à sua defasagem tecnológica.

A DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) está investigando o caso e o que se sabe é que uma série de erros contribuíram para que um ciberataque de tão grandes proporções tenha sido bem sucedido. São eles:

 

 

 

Falta de atualização de software:

Os computadores que precisarão ser trocados ainda rodavam com Windows 7, que deixou de ser atualizado em janeiro de 2020.

 

 

 

Falta de backups:

O restabelecimento poderia ser bem mais rápido caso a prefeitura do RJ dispusesse de backup atualizado de dados e sistemas.

 

 

 

Falta de criptografia dos dados:

A criptografia dos dados é uma forma eficiente de garantir sua proteção, independentemente de onde estejam armazenados.

 

 

 

Falta de Plano de Recuperação de Desastres:

Ter um plano de recuperação em caso de desastres minucioso e mantê-lo atualizado é fundamental para o restabelecimento dos serviços de modo rápido e com sucesso.

 

 

Falta de mão-de-obra especializada:

Todas essas falhas aconteceriam em menor escala ou seriam evitadas caso houvesse um equipe de profissionais especialistas em cibersegurança, em quadro próprio ou como terceiros.

 

Exatamente por não ter mão de obra especializada, a contratação de provedores de soluções em cibersegurança fica ainda mais vantajosa em custo/benefício, uma vez que evita-se a necessidade de investimentos em equipamentos e mão-de-obra.

A Enygma Tecnologia tem profissionais especialistas capazes de desenvolver um Plano de Recuperação de Desastres completo, de acordo com as necessidades de cada cliente, além de executar os mais modernos testes de análise de vulnerabilidade para que sua organização não sofra com uma situação parecida com a da prefeitura do RJ. Essas soluções analisam toda a infraestrutura de TI e apontam os pontos fracos para que sejam tomadas as medidas necessárias antes que um ciberataque de grandes proporções aconteça.

Não espere pelo pior, entre em contato agora mesmo com a Enygma Tecnologia para garantir que o ambiente de TI e a continuidade dos negócios estejam em segurança.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados