BLOG

Home > Blog > Destaques > Golpe da Mão Fantasma – você conhece?
Destaques

Golpe da Mão Fantasma – você conhece?

Por

Uma nova forma de golpe via celular está ficando cada vez mais comum no Brasil.
Segundo a Polícia Federal, são estimadas que mais de 40 mil pessoas já tenham sido vítimas do que foi chamado de ‘Golpe da Mão Fantasma’, uma modalidade de golpe baseado em engenharia social, ou seja, em que o usuário é enganado e induzido a tomar atitudes que permitem que o ataque seja realizado.

 

COMO FUNCIONA?

O Golpe da Mão Fantasma é baseado em malware, um software difícil de ser detectado e que permite que golpistas gravem todas as ações do usuário, inclusive o uso de digital e reconhecimento facial.
Com esses dados em mãos, os criminosos tomam o controle do aparelho e, sob o olhar da vítima, em tempo real, realizam pagamentos e saques até zerar os saldos bancários.

Há duas abordagens usadas pelos criminosos que precisamos ficar atentos:

 

Por e-mail ou mensagem de texto: normalmente com assuntos alarmistas ou que geram interesse nas vítimas e as levam a um link malicioso.

 

 

Por telefone: Ligação que simula a central telefônica de uma instituição financeira e é encaminhada a um falso atendente, que informa sobre alguma compra ou transação suspeita e que o cliente não vai reconhecer. Desta forma, induzem a vítima a realizar atualizações ou instalações de aplicativo falsas.

 

 

COMO SE PROTEGER?

 

Desconfie, bancos não entram em contato para enviar links ou solicitar instalação de aplicativos. Nem pedem senha ou número completo de cartão.

 

 

Entre em contato com a instituição pelos canais oficiais caso suspeite de alguma comunicação recebida.

 

 

Não instale aplicativos através de links enviados por e-mail ou mensagem de texto, sempre utilize a loja oficial do sistema.

 

 

Crie senhas fortes e altere com frequência.

 

 

Não use senhas repetidas.

 

 

Utilize autenticação em 2 fatores sempre que possível.

 

 

Mantenha o celular atualizado.

 

 

 

Instale um antivírus.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados