BLOG

Home > Blog > Destaques > Ferramentas de avaliação de vulnerabilidades
Destaques

Ferramentas de avaliação de vulnerabilidades

Por

Um dos princípios básicos da segurança cibernética para maior proteção contra ameaças é identificar possíveis pontos de vulnerabilidade na estrutura de TI.

Sabendo que vulnerabilidades são possíveis pontos fracos em sistemas, processos ou controles internos que poderão ser explorados nos ataques efetuados por golpistas, os fatores mais comuns que causam vulnerabilidades são:

 

IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Como os ataques cibernéticos estão em constante evolução, o gerenciamento de vulnerabilidades deve ser uma prática contínua e repetitiva para garantir que os sistemas de sua organização permaneçam protegidos. De forma a ser considerado como uma atividade cíclica no processo de identificação, classificação, correção e mitigação de vulnerabilidades de segurança.

Além das boas práticas que as empresas devem tomar para identificação de vulnerabilidades, também são recomendados métodos profissionais de análise, como escaneadores de vulnerabilidades e Pentest (teste de penetração, em inglês).

 

ESCANEADORES DE VULNERABILIDADE

Escaneadores de vulnerabilidade são ferramentas poderosas que procuram e relatam as vulnerabilidades encontradas na infraestrutura de TI de uma organização, classificadas por níveis de risco e até mesmo propondo soluções. Com isso, os escaneadores deixam as empresas em alerta a respeito de brechas de segurança que podem ser utilizadas em algum ataque.

 

PENTEST

O Pentest é uma prática de cibersegurança conhecida também como “teste de intrusão”. Em que especialistas em segurança da informação fazem testes minuciosos para detecção de vulnerabilidades, desta forma conhecendo as fraquezas da rede e vendo onde devem ser melhoradas.

Diferentemente do escaneador de vulnerabilidade que apenas procura por vulnerabilidades e as reportam, no Pentest essas vulnerabilidades são de fato exploradas para determinar o quanto de acesso pode ser obtido pelos golpistas em cada uma delas e a gravidade dos danos que podem ser causados caso estas brechas venham a ser utilizadas em ataques.

Os testes de intrusão são divididos em:

 

Entre em contato com a Enygma Tecnologia, especialista em soluções de cibersegurança e vai auxiliar sua organização a identificar possíveis vulnerabilidades e solucioná-las antes que criminosos tentem explorá-las, podendo causar danos irreparáveis. Com as ferramentas de identificação de vulnerabilidades da Enygma, visamos detectar falhas em diversos componentes como: aplicações, softwares, equipamentos, sistemas operacionais dentre outros. Além de fazer continuamente o processo de verificação e análise da rede, para que ela fique sempre atualizada e livre de acessos não permitidos e indesejáveis.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados