BLOG

Home > Blog > Destaques > Backup de dados: Por que fazer e qual sua importância?
Destaques

Backup de dados: Por que fazer e qual sua importância?

Por

Todos já ouvimos falar muito sobre backups, isso já não é mais nenhuma novidade ou termo da moda, porém ainda há muita gente que não o faz ou, pelo menos, não regularmente.

Mas então o que é o backup?

Quanto sua empresa depende de dados?

A cada dia que passa, negócios de todos os portes e ramos de atividade acumulam mais e mais dados cruciais para o dia a dia da operação, sejam eles arquivos de contratos, cadastro de clientes, orçamentos, pedidos e pagamentos.

Por esta razão, os dados vêm cada vez mais sendo considerados ativos dos mais importantes para as empresas. São tão fundamentais que qualquer incidente que os afete, total ou parcialmente, tem potencial para causar grandes prejuízos à organização, podendo inclusive levá-la a seu fim.

Este impacto financeiro pode vir de várias formas, como perda de clientes, queda ou paralização da produção e, obviamente, do custo e esforço de recriar tudo o que foi perdido, isso se ainda for possível.

A perda de dados pode acontecer por diversos fatores, entre os principais:

– Erro humano: todos estamos sujeitos e cometemos erros a todo momento, alguns mais simples e outros mais sérios. Desde apagar algum arquivo sem querer a clicar em algum link malicioso, quando um erro humano causar a perda de informações importantes, ter um backup recente pode ser a solução para se resolver a situação rapidamente.

– Recuperação em caso de desastre: Em caso de incêndio, inundações, roubo ou dano físico, ter um backup na nuvem ajuda sua empresa possa se recuperar e voltar a operar o quanto antes.

– Ataques cibernéticos: Os ataques de hackers e ransomware a empresas estão cada vez mais comuns e elaborados. Contudo, as ameaças de antigamente, como vírus e spyware, continuam sendo os responsáveis pela maior parte das invasões a sistemas e roubo de dados. Deste modo, o melhor é estar protegido o quanto antes, uma vez que, com todas essas ameaças, já não é mais uma questão de se perguntar se a empresa vai ser vítima de algum ataque, mas de quando isso irá acontecer.

A fim de proteger ativos tão cruciais para sua operação, recomendamos que todas as companhias realizem backups frequentes de seus dados mais importantes, garantindo que sempre tenham uma cópia atualizada que possa ser rapidamente reestabelecida em caso de urgência.

 

Porém, para que a estratégia de backup e recuperação de dados da sua empresa seja eficiente, há alguns fundamentos que devem ser levados em conta:

 

Portanto, concluímos que uma estratégia de backup recorrente é essencial para a segurança da sua companhia contra qualquer impacto causado pela perda de dados, garantindo a segurança de ativos essenciais para a continuidade dos negócios e da empresa como um todo.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados