BLOG

Home > Blog > Destaques > As tendências de Cibersegurança para 2023
Destaques

As tendências de Cibersegurança para 2023

Por

Em cibersegurança, ‘prever’ o futuro é menos uma questão de mediunidade e mais de observação atenta aos pequenos sinais do que já vem acontecendo, uma vez que os profissionais de cibersegurança precisam sempre antever a forma com que os criminosos planejam agir.
Utilizando a experiência de mais de 25 anos da Enygma Tecnologia somada aos sinais que observamos durante o ano que passou, podemos antecipar algumas tendências para 2023:

 

1- Aumento dos ataques de Ransomware

Hoje em dia, basta fazer uma pesquisa online sobre o termo Ransomware nas notícias e já se pode ter uma ideia da gravidade do problema.
Portanto, é fundamental agir e planejar-se em antecipação, pois quando sua organização for alvo de um ataque de ransomware, já será tarde demais para estabelecer e implementar as estratégias, processos e tecnologia necessários de proteção e redução de danos.

 

2- Necessidade de investir em treinamento dos usuários

Ataques de engenharia social continuarão a crescer em 2023. Os usuários continuam sendo a parte mais vulnerável de todo o sistema de segurança de uma organização.
Com treinamento e orientação correta, os usuários irão agir como a primeira linha de defesa e estarão prontos para reconhecer e detectar tentativas de ataque, reforçando a segurança de todo o ambiente de TI.

 

3- Redesenho da superfície de ataque

A superfície de ataque do ponto de vista da cibersegurança é composta por todos os pontos ou vetores de ataque que podem ser usados em um ataque para conseguir acesso a um sistema e extrair dados. E, é claro, quanto menor for a superfície, mais fácil será protegê-la.
Para garantir a segurança de seus ativos online, as organizações devem monitorar sua superfície de ataque constantemente, para identificar e bloquear ameaças o mais rápido possível.

 

4- Aumento da importância de arquitetura Zero-Trust

Com a ideia de “nunca confiar, sempre verificar”, a arquitetura Zero-Trust vem ganhando cada vez mais importância na segurança de dados. Ao contrário do modelo tradicional, em que é feita a autorização do usuário apenas uma vez, na entrada, o modelo Zero-Trust impõe autorização segmentada e monitoramento de todas as ações de cada usuário.
Desta forma, a arquitetura Zero-Trust promove segurança não só no acesso à rede como em cada ação, garantindo que os usuários apenas tenham acesso aos dados e ambientes que lhe são permitidos.

 

5- Cibersegurança como cultura empresarial

Dada sua importância para a continuidade dos negócios, cada vez mais a cibersegurança vem ganhando espaço na estratégia empresarial e na forma com que as empresas estimulam, através da cultura organizacional, um comportamento proativo dos colaboradores como ferramenta crucial no fortalecimento de sua segurança.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENYGMA TECNOLOGIA © Todos os direitos reservados