Um SOC (Security Operations Center, em inglês, ou Centro de Operação de Segurança) é formado por uma equipe de especialistas que monitoram proativamente a capacidade de uma organização operar com segurança no mundo online. Ao invés de pensar em arquitetura e estratégia de segurança ou sua implementação, o SOC é uma combinação de equipe e equipamentos responsáveis por uma operação focada em garantir a segurança de todo o sistema de informação da organização.
As Funções do SOC são:
Os membros de uma equipe SOC são responsáveis por uma variedade de atividades, incluindo monitoramento proativo, resposta e recuperação de incidentes, atividades de remediação, conformidade, coordenação e contexto.
PRINCIPAIS TAREFAS DE UM SOC:
– Monitoramento 24×7;
– Mitigação dos danos causados por ataque à infraestrutura de TI;
– Análise em tempo real dos sistemas sendo vigiados;
– Automação de processos de análise e segurança;
– Coleta e análise de logs de toda as atividades na rede;
– Análise e ranqueamento do grau de agressividade de cada ameaça;
– Respostas rápidas em caso de incidentes;
– Recuperação e restabelecimento dos dados;
– Aprimoramento e melhoria constante de todo o processo de defesa.
O principal benefício de implementar um SOC é a melhora da detecção de incidentes através do monitoramento e análise constantes de ameaças.
A análise permanente de redes, terminais, servidores e bancos de dados é fundamental para uma resposta rápida a qualquer tipo de ameaça online.
O monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecido por um SOC às organizações é uma vantagem na defesa contra incidentes e invasões cibernéticas, independentemente da fonte, hora do dia ou tipo de ataque.
Com o SOC da Enygma Tecnologia cuidando da proteção dos seus dados, o TI da sua organização estará reforçado por um time de especialistas em segurança cibernética e contará com recursos, expertise e toda a cobertura necessária para total proteção.
Outras características da solução SOC da Enygma Tecnologia:
Acesso a profissionais especializados em segurança
Redução de custo de infraestrutura e de pessoal
Rapidez na implementação
Utilização das ferramentas e recursos mais atuais do mercado
Deixe um comentário